Lucas Steffen Bossi's profileVitória Souza's profile

PAISAGISMO I [Praça dos Encontros]

PAISAGISMO I [projeto civil e detalhamento]
Praça dos Encontros - Balneário Camboriú | SC (2019-1)
A disciplina de paisagismo do 6º período do curso de arquitetura e urbanismo, enfatiza o processo de desenho dos espaços livres urbanos, com a idealização de um projeto civil de paisagismo. Para a aplicação dos conceitos, foi escolhido como local, a área hoje já utilizada como praça, situada ao entorno da ponte Altamiro Domingos Castilho, e às margens do rio Camboriú, ponte esta, que faz ligação entre os municípios de Balneário Camboriú e Camboriú. a área de projeto, encontra-se defasada e pouco atrativa à população, pontos estes que temos como premissas melhorar e revitalizar, dando ao local, visibilidade, através de seu próprio potencial de valorização.
LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ - FONTE: GOOGLE EARTH

PLANO DE MASSAS
ZONEAMENTO E REFERENCIAIS DE PROJETO

O desenvolvimento inicial como processo criativo do projeto se baseia nos estudos e levantamentos do local efetuados anteriormente por coleta de dados in loco, fotografias e análise remota. O desenho propriamente dito se resulta em um “plano geral”, um zoneamento, para cada item do plano, tanto quanto para seu conjunto, é desenvolvido alternativas espaciais que são avaliadas e conduzidas levando a um esboço final do objeto paisagem. constitui-se então, um plano de massas, que se caracteriza como uma leitura propositiva da matriz espacial, definindo a estrutura básica dos espaços a serem produzidos, suas adaptações de ocupação de uso, cores, texturas, espaços exclusivos para vegetações, formas gerais e caminhos.
PLANO DE ZONEAMENTO PARA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO - PRODUÇÃO DO AUTOR

REFERENCIAIS DE PROJETO
PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES EM RELEVÂNCIA DE CONCEITOS
1 | REVITALIZAÇÃO ORLA DO GUAÍBA
Arquiteto: Jaime Lerner Arquitetos Associados
Localização: Porto Alegre – RS | Brasil 
Área: 567000.0 m² 
Ano do projeto: 2018

É um projeto de regeneração urbana e ambiental que positivamente afeta a qualidade de vida dos porto-alegrenses, gerando efeitos sociais, econômicos e ambientais. conectam-se as pessoas, a cultura, a história e a natureza em um circuito virtuoso de valorização.
Ligado à área central de porto alegre, o parque é muito bem conectado à malha urbana, sendo de fácil acesso aos pedestres e ciclistas, metrô, ônibus e automóveis em geral.
O programa traz os elementos necessários para a valorização de seu entorno, através do crescimento do turismo, valorização imobiliária e recuperação do ambiente natural. trata-se de um projeto de integração que traz elementos dos ambientes naturais e construídos, permitindo que as pessoas se reúnam e aproveitem este novo espaço, equipado com bares, cafés, áreas esportivas, sanitários, entre outros. o que antes onerava o município se torna um ativo importante, um elemento de sustentabilidade, reduzindo custos e agregando valor.

2| Reurbanização da orla do lago Paprocany
Arquitetos: RS+ Robert Skitek


Localização: Tychy, Polônia 
Ano do projeto: 2014

O conceito baseia-se no passeio de madeira localizado ao longo da margem que é alternadamente sinuoso para o lago e de volta para a terra. isso permite uma percepção diferente do espaço a partir de vários pontos da via. neste passeio há uma abertura com uma rede esticada sobre a água e bancos concebidos especialmente para o local, que podem ser usados como arquibancadas para as competições desportivas de água, organizadas no lago. além disso, há uma nova praia de areia e academia ao ar livre.
3| Chicago Riverwalk
Arquitetos: Sasaki Associates
Localização: Chicago, IL, Estados Unidos 
Ano do projeto: 2015

O projeto CHICAGO RIVERWALK fornece continuidade e variedade para visitantes do parque. os diferentes programas e formas de cada espaço permitem diversas experiências no rio, que vão desde a oferta de restaurantes à vasta programação de eventos públicos e a novas instalações para embarcações de tração humana. ao mesmo tempo, os materiais, detalhes e formas repetidas proporcionam coesão visual ao longo de todo o projeto. A pavimentação, por exemplo, reflete os contrastes do contexto existente: uma pedra de corte refinado dialoga com o elegante viaduto BEAUX-ARTS WACKER e a arquitetura da BRIDGEHOUSE, enquanto uma plataforma pré-moldada mais resistente está situada nas elevações mais baixas e embaixo das pontes em aço exposto.

ESTUDO PRELIMINAR
aprofundamento em proposições técnicas-espaciais

A conceitualização do plano de zoneamento se transforma em um partido, chamado de estudo preliminar, com o intuito de nos aprofundarmos ainda mais nas decisões espaciais, definição de materiais que englobam a proposta, escolha de vegetação proposta para a área, inserção de iluminação, mobiliário e idealização de espaços comuns ao ar livre.
O projeto acompanha uma lista de referências trazidas desde o início dos estudos, além das tabelas técnicas de mobiliário, quadro de iluminação, programa de necessidades, planta de zoneamento inicial, ficha de vegetação (forração, arbustiva, frutífera e arbórea).

TABELAS DE ESPECIFICAÇÕES
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE vegetação, pisos, mobiliário E iluminação

DETALHAMENTO TÉCNICO
Anteprojeto de detalhamento pontual
INTRODUÇÃO
Após estudos iniciais de espacialidade, planos de massas com propostas de nova estrutura para a praça, chega-se na etapa de anteprojeto e detalhamento da mesma, onde os professores dividem a área de projeto entre os locais mais significativos para cada integrante da dupla, com o objetivo de detalhar como funcionam as inúmeras soluções escolhidas no estudo preliminar, permitindo assim, maior aprofundamento das tecnologias aplicadas na proposta.

METODOLOGIA
Após o recorte demarcado, são definidos os pontos de detalhamento do local, pontos estes, encontros de pisos de diferentes tipos, madeiramento de deck's, perfis construtivos dos espelhos d'agua e tecnologias diferenciadas aplicadas. Foram delimitados 06 detalhes dentro do recorte, desenhados na escala 1/20, cada um contendo 01 planta baixa e sua respectiva seção construtiva em corte. Como pode ser visto nos desenhos a seguir.
PAISAGISMO I [Praça dos Encontros]
Published:

PAISAGISMO I [Praça dos Encontros]

Published: